Equipamentos Para o Bom Soldador

Homem efetuando trabalho de solda

No post de hoje vamos saber um pouco mais sobre as ferramentas e equipamentos mais utilizadas pelos profissionais soldadores, e ainda por cima, vamos aprender sobre boas práticas de usabilidade e manutenção desses equipamentos. Mas antes vamos entender a diferença entre solda MIG e MAG, o processo de soldagem MIG (do inglês Metal Inert Gas, que se traduz Gás Inerte de Metal) utiliza gases que são inertes, ou seja, não atuam na poça de fusão, já no processo MAG (do inglês Metal Active Gas, que se traduz Gás Ativo de Metal) os gases são ativos participando ativamente da poça de fusão. Agora que sabemos um pouco mais sobre MIG e MAG, vamos conhecer mais sobre os equipamentos.

Máquinas De Solda

No mercado existem diversos tipos de máquinas de solda, máquina com processo MAG, MIG/MAG, TIG, soldagem a arco manual, soldagem a arco com arame tubular e soldagem com eletrodo revestido. Existem ainda inversoras e transformadoras, a primeira é uma máquina menor de fácil transporte e indicada para trabalhos em locais de acesso reduzido, já as transformadoras são máquinas maiores indicadas para trabalhos em metalúrgicas, oficinas e etc.

Gases Para Solda

O argônio (Ar) é o gás de proteção básico usado para processos de solda MIG/MAG. Podendo haver a adição do gás Hélio (He) para aumentar a penetração e fluidez da poça de fusão. Outras pequenas adições podem ser feitas, o oxigênio (O2) ou dióxido de carbono (CO2) são eventualmente necessários para estabilização do arco, e com isso nota-se a melhora da fluidez e também melhora da qualidade do metal depositado. Para aços inoxidáveis há também gases disponíveis contendo pequenas quantidades de hidrogênio (H2). O argônio e o hélio também são para processos TIG, mas em alguns casos nos processos de solda TIG o gás nitrogênio (N2) pode ser adicionado.

Outros Equipamentos Para Solda

Maçarico portátil;

Eletrodos para solda;

Arames;

Lápis térmico;

Máscara de proteção;

Tocha para solda;

Ferro de solda;

Tocha;

Porta eletrodo;

Bocal para solda.

Onde Posso Encontrar Esses Equipamentos?

Você pode encontrar todos esses equipamentos e outros mais no site da Felap. Clique no link abaixo e confira preços, formas de pagamento e prazos de entrega.
Equipamentos e Ferramentas Para Solda.

Deixe seu Comentário