Conhecendo Mais sobre Equipamentos de Proteção Individual

Equipamentos de proteção individual

Neste post vamos aprender um pouco mais sobre equipamentos de proteção individual (EPI), vamos saber quais equipamentos usar para determinadas situações, e outras dicas. Antes de entrarmos detalhadamente em alguns EPI’s específicos, é preciso saber que existem diversos tipos e modelos, cada um ideal ou indicado para um determinado tipo de trabalho ou situação particular. Lembrando que existem certas profissões e trabalhos em que o uso de um equipamento de proteção individual não é só necessário, mas bem como obrigatório, e existem diversas normas e regras sobre a capacidade de proteção de determinado equipamento, o Certificado de Aprovação (CA) do EPI é controlado pelo ministério do trabalho. Isso significa que determinado EPI tem que ter o CA para que o trabalho possa ser realizado com a devida proteção necessária. Mas aqui não vamos nos aprofundar em CA e sim em alguns EPI’s específicos. Então fique ligado nos itens abaixo que vamos falar um pouco mais sobre eles.

Abafador de ruído e protetor auditivo

No mercado existem diversos tipos de abafadores e protetores auriculares, a diferença basicamente está na capacidade de tal protetor ou abafador de reduzir o ruído e barulho que está acontecendo enquanto o profissional trabalha com determinada máquina que emite o barulho ou ruído. Outra diferença que pode ser notada, é que um abafador é maior, e envolve a orelha do usuário por completo, por isso geralmente tem uma maior eficácia de proteção, enquanto que um protetor auditivo é menor e usado internamente no ouvido. A exposição prolongada a barulhos e ruídos é prejudicial para a saúde do trabalhador que está operando determinada máquina, por isso um protetor ou abafador auricular é essencial para preservar a saúde do profissional.

Calçados

Outro EPI muito utilizado são os calçados, principalmente botas e botinas. Existem botas e botinas com bico de ferro para proteção contra quedas de objetos pesados ou cortantes em cima do pé do profissional. Existem ainda botas de cano longo para trabalhos realizados em locais com mato alto para proteção contra picadas de animais. Além ainda de calçados impermeáveis, garantindo que os pés do usuário fique livre de humidade mesmo quando o usuário pise em locais com poças de água.

Capacetes

Capacetes são um dos EPI’s mais conhecidos e principais equipamentos de segurança em qualquer obra. Existem diversos modelos com os mais diversos tipos de materiais de fabricação, conhecidos principalmente em canteiros de obras, mas também são muito utilizados em industrias.

Cremes de Proteção

Outros itens considerados como um EPI são os cremes de proteção da pele, como por exemplo protetores solares e cremes hidratantes. Um profissional que trabalha exposto ao sol deve obrigatoriamente utilizar um protetor solar indicado para sua proteção, é dever da empresa garantir essa proteção. Existem casos em que o profissional trabalha em locais em que e pele pode ficar ressecada (industrias químicas por exemplo), e o creme hidratante neste caso é considerado um EPI. E igualmente é um dever da empresa fornecer aos seus funcionários todos os cremes necessários para proteção.

Luvas

Existem luvas de proteção para os mais diversos tipos de trabalho, por exemplo, existem luvas com malha de aço para proteção contra serras e outros objetos cortantes. Existem também luvas de proteção para soldadores, luvas com banho de borracha para manusear objetos químicos, luvas de tecidos sintéticos para proteção contra o atrito da mão do usuário e outro objeto, entre outros tipos de luvas para os mais diversos trabalhos.

Máscaras

As máscaras se tornaram um objeto de muita atenção e grande procura com a chegada da pandemia do Covid-19, mas existe uma variedade muito grande de máscaras e indicações de uso. Além de máscaras que garantem uma certa proteção contra vírus, bactérias e fungos, existem também máscaras com proteção contra partículas de metais, madeiras etc. Existem ainda máscaras de proteção contra gases químicos, máscaras de proteção contra solda entre outras.

Óculos

Um dos equipamentos mais utilizados são os óculos de proteção, tanto em canteiros de obras, industrias e outros locais. Existem óculos com proteção UVA e UVB para quem trabalha a céu aberto, óculos antiembaçante e óculos de proteção contra estilhaços.

Onde Comprar Algum Desses EPI’s?

Você irá encontrar os EPI’s citados acima no site da Felap, lá você verá informações sobre preços, formas de pagamento, prazo e valor de frete entre outras informações. Para acessar o site clique no link abaixo.
www.felap.com.br/epi

Deixe seu Comentário