Diferenças entre Grampo Marceneiro e Grampo Tipo C

Por serem uma ferramenta essencial muito antiga, os Grampos são ferramentas manuais que são indispensáveis na hora de fixar, prensar, colar ou proteger peças de modo firme, impedindo o movimento ou a separação dos materiais durante o trabalho. Inicialmente usado em marcenarias, os grampos para marceneiro, eram feitos totalmente de madeira, mas conforme o passar dos anos, foram surgindo uma variedade de tamanhos para diferentes tipos de funcionalidades, por exemplo, o Grampo Tipo C, Grampo Sargento, de aperto rápido, multiuso, entre outros.

Com esse surgimento de novos modelos de Grampos no mercado, neste presente post iremos aprofundar e saber diferenciar entre dois modelos de grampos manuais, o Grampo Marceneiro (Sargento) e o Grampo Tipo C. É só continuar lendo e já ir anotando para não errar na próxima compra!

Grampo Sargento (Marceneiro):

Um dos grampos favoritos para quem trabalha com a madeira, é o Grampo tipo Sargento, pois eles foram desenvolvidos para apoiar, apertar ou prensar as madeiras em um projeto, e dessa forma, facilitam muito o trabalho do profissional dessa área, possuindo soluções práticas e rápidas. Além disso, este modelo de grampo tende a ter uma boa amplitude e uma fixação mais firme, tendo assim a possibilidade de trabalhar com peças maiores.

Por que eles tem este formato? Esses Grampos possuem 2 cabeças que, juntadas uma a outra, possibilitam o aperto e a prensagem de peças de madeira. Além do mais, eles podem ser utilizados para prender outros tipos de materiais como chapas de metal, por exemplo, e dessa forma, podendo furar, cortar e até mesmo lixar.

Independente de terem outros formatos de grampos, todos possuem o mesmo objetivo, devendo serem escolhidos de acordo com o seu uso.

Uma das características é o tamanho do Grampo de Sargento, uma vez que ele é dado em polegadas, esta medida não é referente ao corpo todo do instrumento e sim à abertura da ferramenta. Frequentemente, é possível encontrar Grampos de até 6 polegadas. Vale ressaltar que existem vários tamanhos, para cada tipo de funcionalidade, podendo ser, uns para apertos mais firmes, outros com amplitude maior na prensa, entre outros.

Grampo Tipo C:

Provindo da mesma aparência do original Grampo de madeira, este modelo é um dos mais utilizados e tradicionais na marcenaria, porque possui maior força de aperto, é fabricado em aço fundido nodular, fortalecendo assim mais a resistência da ferramenta e além disto, possui este nome, por ser muito similar ao da letra “C”.

Além de ser mais utilizado em marcenaria, ele é muito útil para qualquer tipo de produção, pois seu manuseio é rápido e prático. O único problema desta ferramenta, é a amplitude limitada que ela permite, possibilitando desse modo, a trabalhar apenas com fixação de peças um pouco menores.

Ele também é muito indicado para trabalhar em marmorarias, indústrias, serralherias e entre outros lugares.

Onde Posso Comprar Estes Tipos de Grampo?

Para comprar qualquer um dos tipos Grampo citados acima e saber sobre valores, descontos e frete, visite o site da Felap clicando no link abaixo.

https://www.felap.com.br/ferramentas-manuais/grampo

Deixe seu Comentário