Como Escolher o Melhor Compressor de Ar?

Antes de qualquer coisa, um compressor de ar, é um equipamento capaz de gerar e armazenar ar comprimido. Ele obtém esse nome, pois o compressor recebe energia elétrica ou de combustível e a transforma em energia pneumática. Eles podem ser utilizados em inúmeras indústrias, seja para pintar, calibrar pneus, em construções civis e até mesmo em consultórios odontológicos.

Quando se está buscando um compressor de ar excelente, existem diversos fatores a pensar na hora de adquirir um. Para isso, preparamos este post, com o objetivo de compreender os diferentes tipos de compressores de ar e os principais fatores que deverão ser analisados na hora de escolher o compressor.

Tipos de Compressores de Ar

Como existem diversos modelos e tamanhos de compressores de ar, também existem diversas funcionalidades para eles, conforme citado no parágrafo anterior.

Entretanto, vamos conhecer alguns tipos de compressores e onde podemos usá-los:

Compressor de Pistão

Modelo versátil, tradicional e muito eficiente. Este tipo de compressor, gera ar comprimido para mover motores em construções industriais.

Ele funciona a partir da deslocação do pistão dentro do cilindro.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/motocompressorardepistaoschulz/

Compressor Odontológico

O Compressor de Ar Médico Odontológico é ideal para ser usado em clínicas médicas e odontológicas por ser isento de óleo, possuir reservatório adequado e ser mais silencioso, com filtro redutor de barulho.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/compressorodontologicomotomil/

Além dele, podemos citar os compressores de ar turbos, que produzem vazões extremamente altas com grande eficiência térmica, também há os compressores de palhetas que são muito utilizados para comprimir ar e gás. Além disso, em termos de mobilidade, existem os compressores portáteis, estacionários e móveis.

Como Escolher o Melhor Compressor de Ar?

Por serem versáteis, os compressores de ar possuem tamanhos, pressão de saída, potências e entre outras características. Para poder escolher o melhor compressor de ar, é necessário estar atento a alguns fatores:

Pressão e Vazão

Neste caso, deveremos levar em consideração a vazão de ar e a pressão de operação. Para realizar aqueles trabalhos mais profundos, deve-se ser utilizado aqueles compressores de maior pressão.

Já para os cortes de asfalto, recomenda-se o uso de compressores com modelo intermediário. E para aqueles trabalhos em áreas externas, serão utilizados os compressores elétricos, funcionados à diesel.

Além disso, outros dois fatores que deve-se prestar muita atenção, é verificar a compatibilidade com a instalação elétrica e o grau de ruído, pois eles podem variar de acordo com o modelo e o tamanho da máquina.

Ar Efetivo Consumido por Equipamento PCM (pés)

Antes de mais nada, o PCM é uma medida do fluxo volumétrico, ou seja, é a quantidade de ar que é comprimido.

Assim que você já obter o PCM de todas as máquinas que serão utilizadas ao longo do trabalho, recomenda-se a somatória de todos eles e adicionar 30% ao valor final, como uma medida de segurança.

No momento da escolha do compressor ideal, a somatória deverá chegar próxima a esse valor médio, dessa forma, você obterá um compressor de ar eficiente e que atenda as suas necessidades específicas. Geralmente, o consumo médio em PCM (pés), consta no manual de cada produto.

Uso e Manutenção

A durabilidade dos compressores de ar está diretamente ligado a qualidade do ar gerado pelo equipamento, que tem de ser liberado de partículas sólidas e a exposição de poeiras.

Mas de qualquer forma, ainda é fundamental realizar inspeções e limpezas em máquinas. Não é a toa que em alguns modelos, já vem com um filtro específico para realizar tal manutenção.

Entretanto, em alguns compressores, é realizada a lubrificação das peças internas e filtro de ar. Já nos casos de compressores de ar de pequeno porte, utilizado pelos pintores, recomenda-se a limpeza do filtro uma vez por semana. Já em locais que seja sujeito a muita poeira, é necessário fazer a limpeza diariamente.

Onde Comprar o Melhor Compressor de Ar?

Você irá encontrar os melhores compressores de ar, no site da Felap. Lá você verá informações sobre preços, formas de pagamento, prazo e valor de frete entre outras informações. Para acessar o site clique no link abaixo.

https://www.felap.com.br/compressoresdear/

1 opinião sobre

Deixe seu Comentário