Qual é a Diferença entre Botina e Bota de Segurança?

Primeiramente, sabemos que utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é de extrema importância para se proteger durante várias horas de trabalho. Se usada de forma correta, oferece segurança contra vários acidentes, além de proporcionar conforto durante muitas horas seguidas de trabalho.

Tanto a Botina quanto a Bota de segurança, são EPI’s destinados a proteção dos pés dos profissionais. Mas na hora de escolher qual é o melhor calçado para trabalhar, ainda fica a dúvida de qual modelo escolher. Ademais, dentre tantos acidentes de trabalho, a região dos pés é a segunda parte do corpo mais atingido, perdendo apenas para os dedos das mãos.

Mas afinal, existe uma diferença entre a Botina e a Bota segurança? A resposta para essa pergunta está neste artigo, basta continuar a leitura.

Botina X Bota de Segurança

Na realidade, há uma pequena diferença entre ambas, mas se elas forem acidentalmente trocadas, isso poderia colocar em risco a integridade física do trabalhadores.

A primeira diferença entre ambos os calçados, está na altura do cano. Por exemplo, se o cano do calçado estiver curto, então seria uma Botina. Agora, se o cano do calçado for longo, então será uma Bota.

Ambos os calçados, possuem diversos modelos, cores, especificações diferentes que podem ser relevantes na hora da compra do calçado.

Outras Especificações Importantes

Botina com Biqueira de Composite e Biqueira de Aço

As botinas de segurança são geralmente mais produzidas a partir do couro, sendo mais utilizadas em metalúrgicas e em construções civis.

Algumas marcas trabalham com botinas com biqueiras de composite, embora que para alguns trabalhadores não seja a opção mais adequada. No entanto, para algumas atividades, ela é a mais recomendada, pois, por não ser um condutor de energia, este modelo torna-se o mais adequado para trabalhadores que atuam diretamente expostos a riscos elétricos.

Já as botinas com biqueiras de aço, mesmo que o aço seja considerado um condutor elétrico, infelizmente este modelo não poderia ser usada para trabalhos que envolvam esse tipo de risco.

Além disso, quando se trata do peso destes calçados, as botinas com biqueiras de composite são aproximadamente 30% mais leves do que as de biqueira de aço. Isso acontece porque as botinas com composite são formadas por materiais mais leves, como poliéster, fibra de carbono e vidro, que são bem mais leves que o aço.

Modelos de Botinas e Botas

Como existem diversos modelos e tamanhos de botinas e botas, separamos abaixo algumas sugestões de modelos de diversas marcas que você pode encontrar em nosso site:

Botina Elástico Bidensidade Com Bico N°43- Kadesh 001857

Botina de elástico Kadesh, linha Combat, 100% couro, preta, com solado em poliuretano. Forração em não tecido transpirável, dorso acolchoado e palmilha de montagem sintética em não tecido costurada pelo sistema strobel. Calçado ideal para empresas com alto giro de funcionários, construção civil, serviços gerais e indústrias de modo geral.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/botinaelasticobidensidaden043kadesh/

Botina Amarrar 3G Nobuck Café S/B BI N.40 TP094- Imbiseg 004200

Botina de amarrar Imbiseg, em couro nobuck, marrom, com lingueta e colarinho microperfurado em dupla frontura, ilhoses e cadarço em poliéster,solado em poliuretano. Forração em não tecido transpirável. Palmilha de montagem sintética, não tecido, costurada pelo sistema strobel.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/botinaamarrarnobuckimbiseg/

Botina Café Cadarço c/ Bico Plástico Biden – Marluvas-N°39

Bota de segurança confeccionada em Couro Nubuck hidrogugado, indicada para áreas administrativas, aventuras, mecânicas, montadoras, motoboys e prestadoras de serviços. Contém estrutura fibrosa e microporosa que ajuda a manter a temperatura dos pés, colarinho e lingueta soft acolchoados.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/botinacafemarluvasn039/

Bota PVC Preta com Forro sem Bico N.43 Ref.204 – Cartom

Bota confeccionada em policloreto de vinila (pvc), altura 28 cm, com forro, solado monodensidade.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/botapvcpretan43cartom/

Bota Nobuck Premier Cinza com Bico Plástico Bidesidade – Marluvas-N°39

Bota ocupacional em couro nobuck cinza com fechamento em cadarço com ganchos passadores em nylon rígido livre de metais, forração em tecido poliéster de rápida absorção e dessorção de suor, que mantém a temperatura dos pés e biqueira de polipropileno. Solado em PU bidensidade com injeção direta no cabedal, possui sistema em TPU ANTI-TORSION para dar maior sustentação ao tornozelo.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/botanobuckpremiercinzamarluvasn039/

Onde Comprar Botina e Bota?

Você irá encontrar as melhores marcas de Botas e Botinas, no site da Felap. Lá você verá informações sobre preços, formas de pagamento, prazo e valor de frete entre outras informações. Para acessar o site clique no link abaixo.

https://www.felap.com.br/calçados/

Deixe seu Comentário