Qual é a Diferença entre Carpinteiro e Marceneiro?

A madeira é um dos materiais mais versáteis na Construção Civil. Embora, a Marcenaria e a Carpintaria utilizarem a mesma matéria-prima, ambas possuem atuações distintas.

Você pode até já ter utilizado ambas as profissões como sinônimos, mas você sabia que existem diferenças entre estas atividades?

Para comemorar o Dia do Carpinteiro e o Dia do Marceneiro, que dividem a mesma data em Março, no post de hoje, iremos compreender suas principais diferenças e apresentar a importância de cada uma.

Carpinteiro X Marceneiro

Na realidade, a grande diferença entre ambas as profissões está na forma como cada profissional trata e cria da matéria-prima (madeira).

E por falar na madeira, é um dos materiais mais trabalhados ao longo dos anos. Desde construção de casas à fabricação de carroças, passando pela estrutura de pontas, escadas e, claro, na fabricação de móveis e objetos decorativos.

Mas o tratamento deste elemento, varia de acordo com o profissional envolvido no projeto.

Carpinteiro

Referente à Carpintaria – um dos trabalhos mais antigos do mundo – o profissional é responsável pela produção de tábuas, vigas, escadas, assoalhos, taipas e outras estruturas para construções.

Para poder se tornar um carpinteiro, é necessário ter conhecimentos básicos no trabalho com ferramentas elétricas como as serras e as plainas.

Outro ponto a ser destacado é que os carpinteiros trabalham exclusivamente com a madeira maciça. Afinal, esse tipo de criação é essencial, que o material usado seja o mais bruto e consistente possível.

Marceneiro

Por outro lado, a marcenaria é a arte e a técnica de trabalhar com madeira para criação de móveis, esquadrias e outros elementos decorativos. É um trabalho artesanal que requer habilidades manuais, criatividade e conhecimentos técnicos.

A marcenaria é voltada para projetos de interiores, como cozinhas, banheiros, closets, escritórios, entre outros. A confecção de mobílias é um trabalho mais detalhista, de modo que, na comparação entre carpintaria e marcenaria, é comum que esta atividade seja considerada artesanal e mais delicada.

Para poder se tornar um marceneiro, é necessário ter conhecimentos básicos no trabalho com ferramentas como formão e plaina. Além disso, é importante entender os tipos de madeira, medidas e tamanhos.

Ferramentas Necessárias

Mesmo com a variedade de tipos de madeiras, o marceneiro e o carpinteiro precisa de ferramentas de qualidade. Portanto, separamos uma lista com as principais ferramentas:

Trenas

Como todos já conhecem, a trena, mais conhecida como fita métrica, é um instrumento de medição linear e curva, sendo composta por uma fita de aço flexível que se retrai sozinha.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/trenas

Grampos

Os Grampos são ferramentas manuais indispensáveis na hora de fixar, prensar, colar ou proteger peças de modo firme, impedindo o movimento ou a separação dos materiais durante o trabalho.

Para o uso na marcenaria, os mis utilizados são os Grampo Tipo “C” ou Sargento.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/grampos

Plainas

Por serem essenciais na carpintaria e na marcenaria, as plainas são muito utilizadas para nivelar, aplainar e dar ótimas formas a peças de madeira, tanto em peças planas quanto curvas. Além disso, o resultado serão placas bem mais suaves.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/plainas

Lixadeiras

A Lixadeira é uma ferramenta muito utilizada para desbastes e acabamentos finos em diversas superfícies, sejam elas planas ou irregulares, além de cantos e frestas. Existem diversos modelos, cada uma com suas finalidades e características técnicas, disponíveis no mercado.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/lixadeiras

Nível Manual

O nível manual é outra ferramenta de medição de extrema importância na construção civil, carpintaria e na marcenaria. Com ele é possível calcular e ajustar o nivelamento de cada placa em cima de planos horizontais e verticais.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/nivelmanual

Furadeira de Bancada

Como o próprio nome já diz, a furadeira de bancada serve para fazer furos com precisão. Essa ferramenta possibilita realizar furos em ângulo de 90º em materiais resistentes como madeira e metais. Além disso, ele precisa estar apoiado em uma bancada, por serem robustos e pesados.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/furadeiradebancada

Onde Comprar Estas e Outras Ferramentas para Marcenaria e Carpintaria?

Para encontrar cada um dos itens citados acima e muito mais, acesse o site da Felap clicando no link abaixo.

www.felap.com.br/

Deixe seu Comentário