Principais Ferramentas para Carpintaria

A madeira é um dos materiais mais versáteis na Construção Civil. Embora, a Marcenaria e a Carpintaria utilizarem a mesma matéria-prima, ambas possuem atuações distintas.

Para comemorar o Dia do Carpinteiro, no post de hoje, iremos compreender mais sobre a carpintaria e as principais ferramentas.

Carpinteiro

Referente à Carpintaria – um dos trabalhos mais antigos do mundo – o profissional é responsável pela produção de tábuas, vigas, escadas, assoalhos, taipas e outras estruturas para construções.

Para poder se tornar um carpinteiro, é necessário ter conhecimentos básicos no trabalho com ferramentas elétricas como as serras e as plainas.

Outro ponto a ser destacado é que os carpinteiros trabalham exclusivamente com a madeira maciça. Afinal, esse tipo de criação é essencial, que o material usado seja o mais bruto e consistente possível.

Ferramentas Necessárias

Mesmo com a variedade de tipos de madeiras, o carpinteiro precisa de ferramentas de qualidade. Portanto, separamos uma lista com as principais ferramentas:

Cinto de Ferramentas

O cinto de ferramentas é essencial para qualquer profissional que queira realizar projetos de carpintaria. Ele é um kit bem organizado que permite que carregue todas as ferramentas necessárias junto ao corpo e que trabalhe de forma eficiente e segura.

Para Saber Mais Acesse: felap.com.br/cinto-ferramenta/

Trenas

Como todos já conhecem, a trena, mais conhecida como fita métrica, é um instrumento de medição linear e curva, sendo composta por uma fita de aço flexível que se retrai sozinha.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/trenas/

Nível

O nível é outra ferramenta de medição de extrema importância na construção civil, carpintaria e na marcenaria. Com ele é possível calcular e ajustar o nivelamento de cada placa em cima de planos horizontais e verticais.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/nivel/

Serra Circular

A serra é uma ferramenta/ máquina usada para realizar cortes em diversos tipos de materiais como metal, aço, madeira, concreto, acrílico, entre outros. Elas podem ser encontradas facilmente no mercado atual, podendo ser manual ou elétrica.

Para Saber Mais Acesse: felap.com.br/serra-circular/

Lixadeiras

A Lixadeira é uma ferramenta muito utilizada para desbastes e acabamentos finos em diversas superfícies, sejam elas planas ou irregulares, além de cantos e frestas. Existem diversos modelos, cada uma com suas finalidades e características técnicas, disponíveis no mercado.

Para Saber Mais Acesse: felap.com.br/lixadeiras/

Plainas

Por serem essenciais na carpintaria e na marcenaria, as plainas são muito utilizadas para nivelar, aplainar e dar ótimas formas a peças de madeira, tanto em peças planas quanto curvas. Além disso, o resultado serão placas bem mais suaves.

Para Saber Mais Acesse: felap.com.br/plainas/

Onde Comprar Estas e Outras Ferramentas para Carpintaria?

Para encontrar cada um dos itens citados acima e muito mais, acesse o site da Felap clicando no link abaixo.

www.felap.com.br

1 opinião sobre

Deixe seu Comentário