Ferramentas Que Toda Marcenaria Precisa

Antes de mais nada, o marceneiro é o profissional responsável por produzir e criar móveis de madeira e até peças de decoração. Mesmo que a Marcenaria seja uma das profissões mais antigas do mundo, ela ainda continua sendo importante e admirada.

Seja você uma pessoa que esteja começando ou um profissional “expert” na área, é uma boa ideia obter uma lista das principais ferramentas. E para te ajudar, nós da Felap separamos 10 Ferramentas que não pode faltar em uma Marcenaria.

10 Ferramentas Que Não Pode Faltar Em Uma Marcenaria

Mesmo com a variedade de tipos de madeiras, o marceneiro precisa de ferramentas de qualidade. Portanto, separamos uma lista com as principais ferramentas:

Trenas

Como todos já conhecem, a trena, mais conhecida como fita métrica, é um instrumento de medição linear e curva, sendo composta por uma fita de aço flexível que se retrai sozinha.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/trenas

Esquadros

Além de serem utilizados em escolas, esta ferramenta é usada para traçar retas perpendiculares entre si e para verificar se há perpendicularidade nas peças que estão sendo fabricadas. Para o uso na marcenaria, os tamanhos mais usados são de 10 e 12 polegadas.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/esquadros

Grampos

Os Grampos são ferramentas manuais indispensáveis na hora de fixar, prensar, colar ou proteger peças de modo firme, impedindo o movimento ou a separação dos materiais durante o trabalho.

Para o uso na marcenaria, os mis utilizados são os Grampo Tipo “C” ou Sargento.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/grampos

Plainas

Por serem essenciais na carpintaria e na marcenaria, as plainas são muito utilizadas para nivelar, aplainar e dar ótimas formas a peças de madeira, tanto em peças planas quanto curvas. Além disso, o resultado serão placas bem mais suaves.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/plainas

Furadeira de Bancada

Como o próprio nome já diz, a furadeira de bancada serve para fazer furos com precisão. Essa ferramenta possibilita realizar furos em ângulo de 90º em materiais resistentes como madeira e metais. Além disso, ele precisa estar apoiado em uma bancada, por serem robustos e pesados.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/furadeiradebancada

Lixadeiras

A Lixadeira é uma ferramenta muito utilizada para desbastes e acabamentos finos em diversas superfícies, sejam elas planas ou irregulares, além de cantos e frestas. Existem diversos modelos, cada uma com suas finalidades e características técnicas, disponíveis no mercado.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/lixadeiras

Nível Manual

O nível manual é outra ferramenta de medição de extrema importância na construção civil, carpintaria e na marcenaria. Com ele é possível calcular e ajustar o nivelamento de cada placa em cima de planos horizontais e verticais.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/nivelmanual

Serras (Circular, Tico Tico, Esquadria)

A serra é uma ferramenta/ máquina usada para realizar cortes em diversos tipos de materiais como metal, aço, madeira, concreto, acrílico, entre outros. Elas podem ser encontradas facilmente no mercado atual, podendo ser manual ou elétrica.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/serras

Tupias

Por ser uma ferramenta elétrica e versátil, a tupia serve para realizar acabamentos como ranhuras, molduras, entalhos, arredondar cantos, entre outros. Além disso, ela serve para cortes em madeira, mas não de forma reta como as serras.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/tupias

Furadeiras e Parafusadeiras

Muito utilizadas em montagens e instalações de móveis, estas ferramentas irão lhe proporcionar mais velocidade e qualidade durante a execução do projeto. No mercado atual, é possível encontrar ambas funções em uma única ferramenta.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/parafusadeirafuradeira

Onde Comprar Estas e Outras Ferramentas para minha Marcenaria?

Para encontrar cada um dos itens citados acima e muito mais, acesse o site da Felap clicando no link abaixo.

www.felap.com.br/

Deixe seu Comentário