Quais os Tipos de Brocas que Existem?

A broca é um acessório indispensável e importante para o funcionamento da furadeira elétrica. No entanto, na hora de usar a furadeira, uma das dúvidas mais frequentes é sobre os tipos de brocas. Afinal, nem sempre é fácil decidir qual é a mais indicada para a superfície adequada e para o tipo de acabamento desejado.

Desenvolvidas para perfurar diferentes tipos de materiais, como vidro, madeira, ferro, concreto, entre outros materiais. Entretanto, antes de escolher que tipo de broca irá utilizar, é necessário entender suas aplicações e além disso, saber o tipo de material que será perfurado.

A escolha certa do acessório, contudo, faz muita diferença tanto na facilidade do manuseio como no acabamento do trabalho e para isso, deve-se conferir o diâmetro do furo a ser aberto na superfície e o material a ser perfurado.

Para entendermos no melhor, no post de hoje vamos entender os tipos de brocas que existem e suas principais funcionalidades.

Quais os Diferentes Tipos de Brocas?

Como dissemos no parágrafo acima, não podemos negar que o acabamento é a parte essencial de uma construção, reforma ou até mesmo na decoração. E ao escolher o tipo de broca correta, você consegue deixar o projeto com um acabamento profissional.

Se você deseja realizar furos que se adequam perfeitamente à natureza de um material e às suas restrições (espessura, tamanho, entre outros), você pode escolher brocas específicas a que se melhor se ajusta.

Agora que ficou claro a importância da escolha correta de uma broca, vamos conhecer os tipos de brocas existentes no mercado e suas funcionalidades.

Brocas para Madeira

Há vários modelos de brocas para madeiras: broca de três pontas, broca serpentina, broca chata, broca forstner, broca escariadora e broca serra copo.

Broca de Três Pontas

A Broca de Três Pontas é o modelo específico em todos os tipos de madeiras. Esse tipo de broca é fabricado em aço carbono, que permite maior resistência ao calor.

Além disso, a ponta central deve ser como um guia do furo para não deixar o ponto inicial escapar durante a perfuração.

Broca Chata

A Broca Chata é mais utilizada para realizar furos ou rebaixos com diâmetros maiores, ou seja, ela é indicada para furos que não precisam de acabamentos finos.

Elas possuem uma capacidade de perfuração acima de 20cm, além de ter uma grande variedade de tamanhos.

Broca Serra Copo

Por fim, as Brocas Serra Copo também servem para cortar madeira e para realizar furos com diâmetros maiores.

Existem vários modelos de serras copo, existindo uma específica para cada tipo de material, em especial, em madeiras.

Para Saber Mais sobre as Brocas para Madeira Acesse: www.felap.com.br/brocaparamadeira

Brocas para Metal

Além de conhecer os tipos de brocas, ao realizar o trabalho no metal, é essencial ficar de olho na velocidade. Pois o ideal é usar uma velocidade menor para não correr o risco de queimar a broca e perder o fio de corte.

Para o metal existe apenas duas: Broca Escalonada e Broca de Aço Rápido

Broca de Aço Rápido

A Broca de Aço Rápido possui um formato helicoidal e uma haste cilíndrica. Sua estrutura é feita de puro aço, confere a broca alta precisão nas perfurações, ou seja, mesmo com o aumento da temperatura durante o manuseio, a capacidade de corte da broca não é prejudicada.

Para Saber Mais sobre as Brocas para Metal Acesse: www.felap.com.br/brocaparametal

Brocas para Concreto

Elas são desenvolvidas com ligas mais duras do que aquelas que são usadas nas brocas de madeira. Vale ressaltar que os tipos de brocas para concreto possuem a capacidade de perfurar concreto, cerâmica e mármore.

Já para o Concreto existe apenas duas: Broca Widea e Broca SDS.

Broca Widea

Também conhecida como broca de metal duro, a broca widea, é indicada para perfurar materiais mais resistentes como concreto, mármore e granito.

Recomenda-se que esse modelo de broca seja utilizado com a furadeira na posição de martelete.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/brocawidea

Broca SDS

Elas são dividas em dois tipos: SDS MAX e SDS PLUS. São indicadas para perfuração em superfícies como concreto, mármore, granito e tijolo.

Além disso, vale ressaltar que elas são mais resistentes que as brocas comum, pois apresentam um sistema de encaixe especial na furadeira que previne possíveis deslizes da peça na superfície.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/brocasds

Para Saber Mais sobre as Brocas para Concreto Acesse: www.felap.com.br/brocaparaconcreto

Brocas para Vidro

Por último, mas não menos importante, as superfícies de vidro, por serem sensíveis e delicadas, requerem uma broca específica: as brocas de diamante.

Essas brocas possuem dois tipos: Brocas de Diamante e Brocas de Diamante de Ponta Arredondada.

Broca de Diamante

Como o próprio nome já diz, se trata de uma peça com revestimento de diamante. Por sua vez, traz maior qualidade para as etapas de acabamento do furo, já que a dureza do diamante traz mais firmeza na perfuração de materiais mais duros.

Além disso, ela é capaz de perfurar outros materiais além do vidro, como mármore, granito e porcelanato.

Para Saber Mais Sobre Brocas para Vidro Acesse: www.felap.com.br/brocaparavidro

Onde Comprar as Melhores Brocas para Furadeiras Elétricas?

Você irá encontrar as melhores Brocas para Furadeiras Elétricas no site da Felap. Lá você verá informações sobre preços, formas de pagamento, prazo e valor de frete entre outras informações. Para acessar o site clique no link abaixo.

https://www.felap.com.br/brocasparafuradeiras

Deixe seu Comentário