Peças de Reposição

Quando você compra uma máquina, geralmente o foco da escolha está no conforto, na praticidade da ferramenta, na segurança, no desempenho, e entre outros fatores. Porém, poucas pessoas se preocupam em pesquisar sobre as peças de reposição.

Não que isso seja um problema grave. Afinal, quando você compra uma ferramenta nova, a última coisa que você espera é que ele apresente algum defeito, não é mesmo? A questão é que o uso extremamente contínuo, provoca desgaste natural das peças e dependendo do modelo da máquina, a sua substituição é inevitável.

Por isso, selecionamos neste post algumas informações e os tipos de peças que você precisa saber, além de onde conseguir compra-las.

O Que São as Peças de Reposição?

As peças de reposição são aquelas que você utiliza quando precisa substituir determinados componentes da sua máquina elétrica. Assim, você pode encontrar estes itens de alta qualidade e performance, como também peças com pouca durabilidade, péssimo acabamento e, por isso, de baixo custo.

Dessa forma, boas peças de reposição precisam de duas características básicas: qualidade e disponibilidade. A qualidade está ligada ao fato de que, ao substituir uma peça original da máquina, você não perca as qualidades que fizeram dessa ferramenta o que ela é. Já a disponibilidade se refere ao fato de que, você não precise deixar a máquina parada por muito tempo, podendo até mesmo atrasar o trabalho.

Modelos e Tipos de Peças

Sabemos que a utilização de ferramentas elétricas para auxiliar nas tarefas é algo indispensável. Isto só é possível devido aos inúmeros acessórios e peças que são utilizados para dar um upgrade nas ferramentas e até mesmo podendo mudar sua principal funcionalidade.

Além disso, para o funcionamento adequado das ferramentas, é importante contar com excelentes peças de reposição. Você sabe quais são essas peças?

Escovas de Carvão

As Escovas de Cravão são contatos deslizantes que servem para transmitir corrente elétrica de uma peça estática para uma peça rotativa, em um motor ou gerador; em máquinas com corrente contínua e, asseguram uma comutação sem faíscas.

Ou seja, elas desempenham um papel importante de conduzir corrente elétrica e são responsáveis por garantir o excelente funcionamento da máquina e/ ou equipamento. Por este motivo, é natural ocorrer um desgaste neste processo, principalmente se a máquina for muito usada.

Para cada motor, gerador, ferramenta ou qualquer outro tipo de equipamento, é utilizado um tipo de carvão diferente. Elas podem variar nas dimensões, no modelo (algumas precisam de conector; outros precisam de mais um carvão ligados ao conector; e assim por diante), no tipo de carvão. Tudo depende da aplicação da escova. E a escolha do carvão é fundamental e indispensável para o bom funcionamento da máquina e/ ou equipamento.

Portanto, a escolha incorreta do tipo de carvão pode provocar em desgastes acentuados da escova, interrupções de contato, faíscamento do motor, comutador ranhurado, soltura dos rabichos e até mesmo a quebra das escovas de carvão.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/escovadecarvão

Induzidos

Um induzido consiste na parte principal da máquina elétrica, pois eles são responsáveis pela rotação do motor de partida de qualquer ferramenta elétrica.

A corrente elétrica circula pelas bobinas elétricas e pelas espiras do induzido, gerando um campo magnético de repulsão que resulta em um movimento giratório do motor.

Todos os tipos de induzidos, possuem um fio dimensionado de acordo com a potência, melhorando a força na partida e deixando as ferramentas mais rápidas. O balanceamento dos induzidos é excessivamente importante para evitar vibrações e obter partidas mais suaves e sem nenhum tipo de ruído.

Os induzidos com coletor de cobre são as mais indicadas para as ferramentas elétricas, pois possuem maior durabilidade.

Eventualmente, pode acontecer que uma ferramenta tenha o induzido queimado logo no primeiro dia de uso. Isso pode ter diversos motivos:

Vício de Fabricação: Algumas ferramentas de marca costumam dar 12 meses no mínimo de garantia (enquanto as genéricas “importadas” dão somente 3 meses);

Mau Uso: Uma ferramenta destinada ao hobpor, pode ficar ligada continuamente no máximo entre 10 e 15 minutos, mais do que isto, suas peças internas, por não possuírem refrigeração suficiente, acabam derretendo.

Desgaste Natural Devido ao Uso: Dificilmente, se houver manutenções preventivas, uma ferramenta irá parar por desgaste.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/induzidos

Rolamentos

A função do rolamento é reduzir o atrito entre partes móveis da máquina. Ou seja, transmitir uma ação de rotação entre um eixo e outros elementos da máquina.

É um mecanismo de alta precisão capaz de conduzir e suportar grandes quantidades de cargas elétricas, facilitando ações dos objetos e assim, reduzindo todo o esforço e a força para a locomoção.

Seu movimento de rotação se torna quase todos os movimentos mais fáceis, enquanto sua capacidade de potência grande com que as peças possam ser movimentadas. Essa transferência acontece pela força de atrito dos rolamentos fazendo com que as peças girem ou se movimentem.

Estas peças possuem três funções principais, a primeira delas é a capacidade de transmitir potência ou força. Já a segunda é transferir todo o movimento, ou seja, suportar e guiar componentes que giram um em relação ao outro. E a terceira é poder suportar cargas.

Os rolamentos de esferas são os mais utilizados no mercado e mais comuns em aplicações que exigem suportar cargas axiais e radiais.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/rolamentodeesfera

Estatores

O estator é a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixo à carcaça e tem por função conduzir o fluxo magnético, nos motores para rotacionar e nos geradores para transformar a energia cinética do induzido.

Nas máquinas, é nele que, assim como nas bobinas, é formado um campo magnético capaz de induzir o rotor uma corrente. Ele é formado basicamente por ferro tratado termicamente e cheio de ranhuras no seu interior onde são instalados as bobinas, e na sua face externa, é possível observar que possui aletas para melhor dissipação do motor.

Para Saber Mais Acesse: www.felap.com.br/estatores

Onde Comprar Estas e Mais Peças de Reposição?

Para encontrar cada um dos itens citados acima e muito mais, acesse o site da Felap clicando no link abaixo. Além disso, você pode estar verificando a Vista Explodida de cada Ferramenta Elétrica.

www.felap.com.br/pecas-de-reposição

www.ferramentasfelap.com.br/vista-explodida-peças-de-reposição/

Deixe seu Comentário