Como Escolher o Melhor Torno de Bancada?

Antes de mais nada, o torno de bancada, ou morsa de bancada, como também é conhecido, é uma ferramenta ou instrumento montado ou fixado em uma bancada, projetado para segurar uma seção de material a ser esculpida, cortada ou modelada. Estas ferramentas podem ser utilizadas por profissionais localizados em indústrias ou pequenas oficinas que trabalham com projetos de remodelação ou renovação de peças, também, podem ser utilizadas por amadores e artesãos de madeira. Com ele é possível cortar, lixar e limar objetos com segurança. 

Neste artigo, você vai aprender a diferenciar os tipos de tornos existentes, conhecer as principais características dessa ferramenta e como escolher o melhor torno de bancada. Vamos lá?

Para que Serve um Torno/ Morsa de Bancada?

Conforme dito no início deste artigo, o torno/ morsa de bancada é muito utilizado nas indústrias, construção civil, marcenarias, serralherias, oficinas e ferramentarias, sua função é segurar a peça ou objeto enquanto se está operando ou trabalhando. Servem como um alicate, quanto mais força maior será o aperto chamado de torque e ele é feito em aço fundido por ser mais resistente.

Como se faz a fixação desta ferramenta? Basta colocar um pedaço de madeira compensada cortada em sua bancada e coloque a morsa/ torno exatamente no centro da peça. Use um lápis para marcar o contorno dos buracos na base da ferramenta onde os parafusos são inseridos para prendê-la na bancada.

Tipos de Tornos/ Morsas

Existem inúmeros tipos de tornos, cada uma projetada para uma finalidade diferente. Os tornos para trabalhar madeira, fazem jus ao seu nome, pois sua função é apoiar as peças de madeira. Eles normalmente operam a uma velocidade de 5 a 1.000 rotações por minuto (RPM).

Já os tornos para usinagem de metais, oferecem diferentes ferramentas de corte, variando em tamanho, forma e material, mas todos eles são projetadas para cortar metais comuns como alumínio e aço. Os metais são mais duros do que a madeira, portanto, os tornos para trabalhar metais, requer uma ferramenta de corte mais forte e afiada do que os tornos para trabalhar madeira.

Os Tornos para Tubos são aplicados na fixação de canos e tubos, mais conhecidos como Torno Encanador e com isso busca facilitar a execução de cortes ou rosqueamento destes materiais.

Há também, os tornos que são mais utilizados em indústrias, como o torno horizontal, torno vertical, torno revólver, torno copiadores, torno de platô e muitos outros.

Claro, existem muitos outros tipos de tornos para outras finalidades, como cerâmica, artesanato, joias, etc.

Como Escolher o Melhor Torno de Bancada?

Os tornos de bancada são constituídos por uma base, podendo ser giratória ou fixa, e pelos mordentes, que é a parte onde prende o material que irá ser trabalhado. As características de ambos os componentes são importantes na hora de escolher a melhor ferramenta. Veja abaixo sobre cada um desses fatores:

Numeração dos Mordentes dos Tornos de Bancada:

O primeiro passo é definir a numeração apropriada para a sua morsa de bancada. Este critério está ligada ao tamanho da ferramenta, deste modo, a escolha depende do tipo de objeto ou material com o qual irá trabalhar.

A numeração dos tornos de bancada vai de 2 a 10 polegadas. Esse número se refere à largura dos mordentes. Nossa recomendação é escolher uma ferramenta um número acima da medida ideal para a realização do trabalho.

Abertura Máxima dos Mordentes dos Tornos:

Além de definir a largura dos mordentes, é crucial avaliar a abertura máxima entre eles, pois este fator é essencial para acomodar corretamente o material de trabalho.

Dessa maneira, escolha uma morsa cuja a abertura máxima seja maior do que a medida do material a ser trabalhada, pois, em geral, essa distância máxima varia entre 70 e 200mm, mas existem morsas com essa medida um pouco maior ou menor e também há ferramentas que possuem as mesmas medidas de largura e abertura dos mordentes.

Portanto, sempre verifique essas informações na descrição do produto.

Dimensões da Morsa de Bancada:

Agora que você já sabe como escolher o tamanho do torno de bancada pela medida de largura dos mordentes, sempre observe que nem sempre a numeração do torno tem relação com seu tamanho total. Mesmo que as morsas com numeração mais alta costumem ser maiores, as dimensões podem variar entre os modelos.

Contudo, confira as medidas da ferramenta e compare com o espaço que você dispõe para a instalação da ferramenta.

Tornos Fabricados em Ferro Fundido Nodular São os Mais Resistentes:

As principais morsas de bancada são fabricadas em aço ou ferro fundido. Se você precisar de mais resistência para trabalhos mais brutos, pode optar a escolher por uma ferramenta feita em Ferro Fundido Nodular, pois ela é ainda mais dura do que o ferro cinzento.

Já para os tornos de numeração menor, que são destinados a trabalhos mais leves, a dureza pode não ser um fator tão importante. Deste modo, é possível escolher em equipamentos de material menos duro, como o aço, que é mais maleável.

Vantagens Em Adquirir um Torno de Bancada:

Uma das principais vantagens em ter um torno de bancada é o equilíbrio oferecido entre a acessibilidade e flexibilidade, pois eles podem ser utilizados para um conjunto muito maior de projetos em relação a outros modelos e possibilita aos usuários, do principiante ao profissional a capacidade de evoluir sem a necessidade de investir em novos equipamentos.

Onde Comprar os Melhores Tornos de Bancada?

Você irá encontrar os melhores tornos das melhores marcas, no site da Felap. Lá você verá informações sobre preços, formas de pagamento, prazo e valor de frete entre outras informações. Para acessar o site clique no link abaixo.

https://www.felap.com.br/ferramentas-manuais/tornos

Deixe seu Comentário